domingo, 31 de julho de 2011

ENCONTRO EM UM PONTO DISTANTE: JERÔNIMO SOUZA X PADA

Em suas mais recentes andanças pelo Brasil, Jerônimo Souza, um dos editores da Quadrante Sul, confraternizou com membros da PADA - Produtora Artística de Desenhistas Associados, que desenvolve vários projetos e eventos para promover o quadrinho nacional e edita a longeva revista Prismarte. Confira a seguir o relato de Jerônimo sobre o encontro.

"No dia treze de julho de 2011 tive a honra de receber os membros da PADA no Albergue de Olinda. Havíamos marcado para as 19:00, mas o Leo Santana chegou bem mais cedo. Sandro Marcelo havia se perdido em algum ponto entre Jaboatão e Olinda. Milson viria de carro, acompanhado de sua esposa e filha.

Encontrei Leonardo na recepção e logo desliguei a televisão, mas o animal do albergue ligou- a novamente. Esperamos a chegada de Sandro e fomos para o Cantinho da Preguiça. Era um mocó com algumas redes e mesas cheias de coisas. Leo achou que estavam ocupadas.

Aliás, o dono da Bodega do Léo é um tipo de clone do Juca Machado. Sandro, baixinho e encorpado, também me lembrou alguém. Enfim, começamos a jogar conversa fora até a chegada de Milson e cia. Milson é o veterano da Prismarte, com seus cabelos grisalhos.

Havia um clima forte de amizade entre nós, pois Leo era meu colega do Quarto Mundo. Já Sandro tinha suportado meus comentários no fotolog durante anos. Milson era o que eu tive menos contato, a não ser nos anos 80. Eles aproveitaram a reunião fora de hora para discutir o Especial do Zé Gatão. Dei uma olhada no boneco e gostei.

Depois partimos para as entrevistas, começando por mim (um pouco constrangido) . A seguir eu gravei três mensagens para a galera do Quadrante Sul, as quais já estão no You Tube. Deixei várias Hangar Especial e Quadrante Sul para eles divulgarem em Pernambuco. Leo me deu várias revistas de sua autoria e Milson ficou de voltar depois. Acabou não voltando, pois as chuvas não paravam.

Enfim, foi uma ocasião festiva, um momento de encontrar novos velhos amigos e falar sobre coisas que amamos, embora tenhamos pontos de vista diferentes. Fica o registro e as boas lembranças..."


Clique em cada uma das imagens abaixo e veja as mensagens de Milson Marins, Sandro Marcelo e Léo Santana para o grupo Quadrante Sul.


3 comentários:

tchedenilson@gmail.com disse...

Estes depoimentos são registros de uma história da luta do quadrinho independente no Brasil, que une o país de Norte (ou melhor, Nordeste) a Sul.

Sandro Marcelo disse...

É muito legal quando esses encontros acontecem! Esses intercâmbios culturais precisam acontecer mais vezes! Foi muito bom conhecer o Jerônimo pessoalmente e espero um dia conhecer todos aí da Quadrante Sul!

Jerônimo Fagundes de Souza disse...

Só lamento é que os filmes tenham apenas 11 visitas, quando temos muito mais gente no Quadrante. Nesses momentos eu fico muito decepcionado com essa gente...