quinta-feira, 11 de novembro de 2010

QUADRANTE SUL NA 56ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

Por Denilson Reis e Alex Doeppre

O Mutação na Feira - HQs, Zines e Outras Histórias já tem espaço consolidado na Feira do Livro de Porto Alegre. Vale destacar que desde seus primórdios o evento conta com a participação de membros do Grupo Quadrante Sul.

Em 2006, Denilson Reis e Aline Ebert realizaram uma palestra sobre fanzines. Em 2007 e 2008, Denilson, Marcelo Tomazi, Daniel HDR, Alex Doeppre e Jerônimo Souza ministraram a Oficina de Fanzines de Quadrinhos. Também em 2008, Marcelo Tomazi e Daniel HDR tiveram HQs publicadas na revista Mutação nº 1. Em 2009, o IV Mutação foi cenário do lançamento da revista Quadrante Sul 04.

Em 2010, o grupo participou do V Mutação de forma dispersa (talvez sob efeito de ressaca da Quadrante Sul 04), mas não deixou de marcar presença.

No post anterior pode ser conferido o relato de Gervásio Santana, figura fundamental na história da Quadrante Sul, que inclusive assina um artigo sobre Tex, sua especialidade, na revista Mutação nº 2.


Revista Mutação nº2

No primeiro dia de atividades do V Mutação, 02 de novembro, terça-feira, Denilson Reis e ANDF fizeram circular exemplares da revista Quadrante Sul 04 entre os ilustres palestrantes, que receberam muito bem a publicação e demonstraram já terem conhecimento dela. Gonçalo Júnior comentou que possui em sua coleção a número 01, publicada em 1988. O jornalista Goida revelou ter comprado a Quadrante na Revistaria Tutatis, em Porto Alegre. A jornalista e pesquisadora Sônia Luyten ressaltou a importância do retorno da revista vinte anos depois: "A Quadrante Sul faz parte da história do fanzinato no Brasil", disse.


Sônia Luyten e Denilson


Sônia Luyten e ANDF


Gonçalo, Goida e Denilson


Gonçalo e Denilson
Goida e Denilson


ANDF, Gonçalo e Goida

Um comentário:

Anderson ANDF disse...

Foi uma grande oportunidade em aproveitar um ensolarado feriado e conhecer grandes autores.