quinta-feira, 4 de novembro de 2010

GONÇALO JÚNIOR RECEBE QUADRANTE SUL #4

* por Gervásio Santana de Freitas

Na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, a maior feira a céu aberto das Américas, a revista Quadrante Sul se fez outra vez presente. Na 55ª edição, em 2009, foi o lançamento. Nesta edição, um momento especial, como relatarei a seguir.

Na manhã do dia 2 de novembro, feriado, eu era um dos palestrantes do 5º Mutação, compondo o Encontro Bonelli, e fiz parte da mesa junto com o jornalista, advogado e escritor Gonçalo Júnior, de São Paulo, escritor do livro O Mocinho do Brasil: a história de um fenômeno editorial chamado Tex.

Ambos debatemos e dissecamos o assunto Tex Willer e quadrinhos em geral, porque o Gonçalo, sem exagero, é uma bíblia de quadrinhos ambulante, sabe muito. Ao final do evento, entre mil e um assuntos que conversamos, se sobressaiu o assunto fanzines, do qual Gonçalo também era um ativo participante nos anos 80. Falamos de Joacy Jamys, de Magalhães, da Historieta de Oscar Kern, da Sem Essa, do Iramir, das editoras, do papel das revistas, da distribuição... Quase acendemos o estopim de uma nova uma revolução cultural fanzinística! Que papo legal. Surgiu até a ideia de criarmos um site que catalogasse TODOS os fanzines publicados no Brasil... Sonho utópico, certamente, mas que falamos, ah!, isso falamos!

Ao final, quando as luzes dos refletores já tinham se apagado e o público que nos prestigiou já tinha ido embora, fiz questão de entregar pessoalmente um exemplar da nossa Quadrante Sul #4 a ele, que apreciou e elogiou muitíssimo a qualidade editorial e gráfica da mesma.

Eis o registro deste momento especial:


* Gervásio Santana de Freitas é o mantenedor do Portal TexBR, http://www.texbr.com, site que administra há mais de dez anos, site ao redor do qual giram um fórum, loja virtual, e participações em redes sociais, como Orkut, Twitter e Facebook.

4 comentários:

Alex Doeppre disse...

Beleza, Gervs, este ano tu e o Denilson garantiram a presença da Quadrante no Mutação.

tchedenilson@gmail.com disse...

É isto Gervásio. A tarde quando conversei com o Gançalo ele comentou que você já havia repassado um exemplar. valeu!

Gervásio Santana de Freitas disse...

Valeu, Alex. Valeu, Denilson. Um grande abraço a ambos.

Anderson ANDF disse...

Também estive lá, conforme relatei no meu blog. Foi uma tarde legal.