quarta-feira, 16 de junho de 2010

MUDANÇAS NO TIME DE EDITORES DA QUADRANTE SUL

A Quadrante Sul 04 teve uma intensa rodada de lançamentos, iniciada no IV Mutação, na 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 09/11/09 (que superou as expectativas); passando pela comemoração no Gibi Bar (que infelizmente fechou suas portas este ano), em 14/11/09; o lançamento na Revistaria TexBR, em Sapucaia do Sul, 28/11/09 (do qual não temos nenhum registro visual!); e culminando com a sessão de autógrafos na Livraria Cultura de PoA, em 23/01/10 (no qual não tivemos público!). Quase todas estes eventos renderam slideshows que estão disponíveis no You Tube. Afora isto, houve ampla divulgação em sites e blogs de quadrinhos.

Depois que a poeira baixou, passou-se ao período de avaliação dos resultados obtidos e planejamento de uma nova edição. Como efeito deste processo, o quadro de editores da Quadrante Sul se alterou. Gervásio Santana de Freitas e Daniel HDR deixam de ser editores, devido ao tempo que demandam seus projetos pessoais e carreira profissional, respectivamente, mas seguem como colaboradores de primeira hora e consultores de conteúdo.

O Portal TexBR e seus prolongamentos no mundo físico, a Revista TexBR e a Revistaria TexBR, exigem extrema dedicação de Gervásio para sua continuidade e bom funcionamento.

Revista TexBR 01: lançada em 2009, o primeiro número da "Dime Press" brasileira tem capa do italiano Fabio Civitelli, desenhista de Tex

Já Daniel, colaborador desde os primórdios da Quadrante Sul (1988), sobe mais um degrau de sua carreira desenhando um grupo de personagens que cultua desde moleque: os X-Men, numa história escrita pelo clássico roteirista Chris Claremont, publicada este ano nos EUA no título X-Men Forever.

Assim, no espírito de "quanto mais gente, melhor" e pra não deixar a peteca cair, os editores remanescentes (Alex Doeppre, Denilson Reis e Marcelo Tomazi) buscaram reforço no experiente Jerônimo Fagundes de Souza, funcionário público, nascido em 1966 em São Bernardo do Campo, São Paulo, gaúcho a contragosto, roterista e desenhista, criador de vários personagens (Fauno, Enigma, Devastador...), editor de fanzines (como o Raff, em parceria com HDR no início dos anos 80) e revistas alternativas de HQs - publicou a Mercado Negro nos anos 90; Hangar-A Casa das Máquinas 01 (2006) e 02 (2007) e Hangar Especial (2008), estas três sob o selo de seu Diggiti Studio.


Jerônimo de Souza: colaborador na gênese da Quadrante Sul em 1988 agora reforça o time de editores da publicação

Hangar-A Casa das Máquinas 01: participação da heroína Velta e vários colaboradores, como Marcel de Souza, Gilberto Borba, Alex Doeppre e ANDF


Hangar 02: HQ de Laudo Ferreira Júnior abrilhanta a edição

>
Hangar Especial: homenagem a Mark Novoselic

Agora, com a casa em ordem, um novo número da Quadrante Sul está sendo elaborado.

7 comentários:

Marcel de Souza disse...

Véeeeio!
Tu devia levar à sério essa coisa de escrever. teu texto é foda demais. ahahaha.
muito bom.
Abraço

Paulo Ricardo disse...

Grandes perdas do Gervásio e do Daniel, mas grande aquisição do Jerônimo. Que a QS continue firme e forte!

DanielHDR disse...

Bem vindo o amigo Jerônimo e sucesso aos parceiros como equipe editorial na Quadrante! Foi muito legal participar da produçào deste retorno da publicação, e como os amigos já sabem, espero poder ajudar dentro de minhas disponibilidades pra que a revista prospere cada vez mais!

tchedenilson@gmail.com disse...

Neste processo não vejo perdas e sim apenas ganhos. Daniel e Gervásio continuarão dando todo o suporte necessário na avaliação da produção e também participarão da revista com seus talentos. Gervásio já está escrevendo roteiro para o nº 5. Agregamos agora o Jerônimo. Só tivemos ganhos!

Anderson ANDF disse...

Que legal! Temos mais é que contar com o "Fauno Jerônimo" pra seguir com a revista. Mesmo que eu não tenha participado do n° anterior, pensado em não atrapalhar na construção.
Contem comigo também. Oh-oh...
Esqueci que ainda não tenho uma mesa de luz. Porque, se eu tiver que fazer alguma página (sugerida ou forçada pelo "Alex Luthor"), seria só o lápis. Concordam?

Gervásio Santana de Freitas disse...

Discordo do Paulo e vejo a questão como viu o Denilson. Não tivemos perdas, mas na verdade ganhos, porque o Jerônimo é "pau-ferro" e, com a sua experiência, veio a somar neste belíssimo trabalho. De minha parte, tal qual como o sangue que corre nas veias não pode ser tirado, do contrário vem a morte, assim também é o gosto pelos quadrinhos, pela Quadrante Sul em especial e por esta turma de amigos que aprendi a gostar e a respeitar, cada qual com suas particularidades. Fácil entender que não posso me afastar desta galera, por isso, deixo a editoria a quem tem mais tempo disponível do que eu, no caso o Jerônimo, e continuo participando no projeto, prova disso é o roteiro de Velta e Aproveitador que, com a permissão de Emir Ribeiro, estou finalizando para ser aproveitada numa próxima futura edição da Quadrante Sul. É isso aí, amigos! Força sempre!
Att.
------------------------
Gervásio Santana de Freitas >> contato@texbr.com
MSN: portaltex@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/portaltexbr
51 30343433 e 51 9892 9848

Portal TexBR >> www.texbr.com
Loja TexBR >> www.texbr.com/shop
Prazer de ler e colecionar

* Visite o Portal TexBR diariamente para ficar por dentro das novidades

Jerônimo Fagundes de Souza disse...

Depois desse monte de elogios, o que dizer? É uma honra poder colaborar com essa revista e com o Grupo Quadrante Sul. Valeu!!