quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O Aproveitador

O Aproveitador foi a criação mais conhecida de Gervásio Santana de Freitas na década de 80, época em que este foi prolífico produtor de quadrinhos alternativos, atuando como desenhista, roteirista, arte-finalista, letrista e editor, tendo publicado seu fanzine Estilo em 1987 e 1988, após o que juntou-se a Denilson Reis e Alex Doeppre para produzir a Quadrante Sul.

Aproveitador no lápis de Alex Doeppre e arte-final de Gervásio Santana.

O Aproveitador apareceu em várias publicações alternativas da época, como o próprio Estilo, Tchê, Opinião e Quadrante Sul, no Rio Grande do Sul e os maranhenses T.E.P.O.S.L. (posteriormente Legenda) e Prancheta. A HQ publicada no Opinião, editado por Paulo Abade Montenegro, foi a única a não ser escrita por Gervásio e sim pelo finado Joacy Jamys, com desenhos de Alex Doeppre e arte-final de Gervásio e Daniel HDR.

Afastado dos quadrinhos durante toda a década de 90, Gervásio retornou ao meio em 2000, com o Portal TexBR (www.texbr.com), site dedicado a divulgar os quadrinhos da Sergio Bonelli Editore (Tex, Zagor, Nathan Never...). Em 2007, com o retorno da Quadrante Sul já sendo delineado, voltou a envolver-se na produção de HQs, agora apenas como roteirista, escrevendo uma nova aventura do Aproveitador, além do personagem Enigma e a série Peryc, O Mercenário.

O Aproveitador vive suas aventuras no ambiente da Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Não se sabe se ele tem origens nesta região, mas é nela que perambula à procura de qualquer trabalho que lhe permita ganhar algum dinheiro. Via de regra, o Aproveitador é contratado para trabalhos que outras pessoas recusariam. Desprovido de qualquer superpoder, é corajoso e audaz, além de possuir grande habilidade física e de combate. Não tem medo de entrar numa encrenca desde que esteja sendo pago por alguém e, ao final, não hesita em passar a perna em ladrões e bandidos, porque é defensor da máxima: "ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão"... Em suma, o Aproveitador é um aproveitador...

O retorno do Aproveitador às páginas da Quadrante Sul tem texto de Gervásio Santana e arte dos gaúchos Juliano Machado (lápis) e Alex Doeppre (arte-final).


Aproveitador no traço de Diego Müller, de Estância Velha/RS.

6 comentários:

tchedenilson@gmail.com disse...

Clássica esta imagem do Aproveitador!

Jerônimo Fagundes de Souza disse...

Bom, agora só falta eu escrever um roteiro pro Aproveitador.

Anderson ANDF disse...

Nova divulgação.
Beleza!

Sérgio Bernardo disse...

Sucesso à equipe q produz as HQs do Aproveitador, fiquei instigado a conhecer o cara!!! [Sérgio Bernardo, Nova Friburgo/RJ]

Anônimo disse...

Mal vejo a hora de ter a HQ em mãos.... Sucesso, Galera

Maurício Tadeu disse...

Opa, quero conhecer também este trabalho! Aliás, tô conhecendo agora o Blog e já virei visitante! Parabéns e sucesso!

www.mtsbastos.wordpress.com