quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O Aproveitador

O Aproveitador foi a criação mais conhecida de Gervásio Santana de Freitas na década de 80, época em que este foi prolífico produtor de quadrinhos alternativos, atuando como desenhista, roteirista, arte-finalista, letrista e editor, tendo publicado seu fanzine Estilo em 1987 e 1988, após o que juntou-se a Denilson Reis e Alex Doeppre para produzir a Quadrante Sul.

Aproveitador no lápis de Alex Doeppre e arte-final de Gervásio Santana.

O Aproveitador apareceu em várias publicações alternativas da época, como o próprio Estilo, Tchê, Opinião e Quadrante Sul, no Rio Grande do Sul e os maranhenses T.E.P.O.S.L. (posteriormente Legenda) e Prancheta. A HQ publicada no Opinião, editado por Paulo Abade Montenegro, foi a única a não ser escrita por Gervásio e sim pelo finado Joacy Jamys, com desenhos de Alex Doeppre e arte-final de Gervásio e Daniel HDR.

Afastado dos quadrinhos durante toda a década de 90, Gervásio retornou ao meio em 2000, com o Portal TexBR (www.texbr.com), site dedicado a divulgar os quadrinhos da Sergio Bonelli Editore (Tex, Zagor, Nathan Never...). Em 2007, com o retorno da Quadrante Sul já sendo delineado, voltou a envolver-se na produção de HQs, agora apenas como roteirista, escrevendo uma nova aventura do Aproveitador, além do personagem Enigma e a série Peryc, O Mercenário.

O Aproveitador vive suas aventuras no ambiente da Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Não se sabe se ele tem origens nesta região, mas é nela que perambula à procura de qualquer trabalho que lhe permita ganhar algum dinheiro. Via de regra, o Aproveitador é contratado para trabalhos que outras pessoas recusariam. Desprovido de qualquer superpoder, é corajoso e audaz, além de possuir grande habilidade física e de combate. Não tem medo de entrar numa encrenca desde que esteja sendo pago por alguém e, ao final, não hesita em passar a perna em ladrões e bandidos, porque é defensor da máxima: "ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão"... Em suma, o Aproveitador é um aproveitador...

O retorno do Aproveitador às páginas da Quadrante Sul tem texto de Gervásio Santana e arte dos gaúchos Juliano Machado (lápis) e Alex Doeppre (arte-final).


Aproveitador no traço de Diego Müller, de Estância Velha/RS.

6 comentários:

Denilson disse...

Clássica esta imagem do Aproveitador!

Jerônimo Fagundes de Souza disse...

Bom, agora só falta eu escrever um roteiro pro Aproveitador.

ANDF disse...

Nova divulgação.
Beleza!

Sergio disse...

Sucesso à equipe q produz as HQs do Aproveitador, fiquei instigado a conhecer o cara!!! [Sérgio Bernardo, Nova Friburgo/RJ]

Zambi disse...

Mal vejo a hora de ter a HQ em mãos.... Sucesso, Galera

Maurício Tadeu disse...

Opa, quero conhecer também este trabalho! Aliás, tô conhecendo agora o Blog e já virei visitante! Parabéns e sucesso!

www.mtsbastos.wordpress.com