sábado, 19 de janeiro de 2013

VII MUTAÇÃO EM IMAGENS E PALAVRAS

Por Denilson Reis

No dia 03 de novembro de 2012, a Casa do Pensamento da área infanto-juvenil da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre foi palco do VII Mutação – Quadrinhos, Fanzines e Cultura Pop. A data marcou o “Dia das Histórias em Quadrinhos” na feira e no ano passado o evento Mutação foi coordenado pelo Grupo Quadrante Sul, formado por fanzineiros e quadrinhistas liderados por Alex DoeppreDenilson ReisJerônimo Souza e Marcelo Tomazi. Foi um evento feitos por fãs de HQs para fãs de HQs, eles estavam tanto na plateia como entre os convidados para as mesas de debate criando um agradável entrosamento entre o público e os palestrantes.

Abertura oficial do VII Mutação

O Mutação estendeu-se das 9h às 20h e abriu com o evento temático TelaHQ, com a participação de dois fã-clubes: Supernatural Brasil e Wholockians RS, que apresentaram as séries de TV “Supernatural” e “Doctor Who” e suas transposições para as HQs.

Logo em seguida, o professor Gelson Weschenfelder proferiu a palestra “Filosofando com os Super-heróis” a partir de seu livro lançado pela Editora Mediação.

No horário da tarde, quem primeiro subiu ao palco foi a Liga Comics, grupo de fãs de heróis Marvel/DC, representados por José RobertoVagner e Gelson, que falaram sobre as novidades dos quadrinhos americanos.

Das 15 às 17 h, ocorreu a mesa redonda “Outros Quadrinhos”, com os convidados Law TissotGervásio SantanaRomir RodriguesHenry Jaepelt e Fafá Jaepelt debatendo sobre quadrinho europeu e brasileiro.

Das 17 às 18h, os cartunistas gaúchos Iotti e Santiago divertiram a plateia, com mediação de Marcelo Tomazi.

Às 18h foi exibido o documentário “Fanzineiros do Século Passado”, de Márcio Sno. Logo após, público e convidados reuniram-se para o que inicialmente estava planejado para ser uma oficina de produção de fanzine. Porém, a formalidade foi posta de lado e os fanzineiros presentes foram convidados a dar seu depoimento sobre suas atividades underground no século passado. Ao mesmo tempo, todos produziram desenhos que foram reunidos no fanzine Mosaico.

O balanço final que o Grupo Quadrante Sul faz sobre o evento é de satisfação pelo sucesso e aceitação junto ao público e aos convidados.

Confira a seguir os alguns dos registros visuais do VII Mutação - Quadrinhos, Fanzines e Cultura Pop, iniciando com o sensacional vídeo produzido por Law Tissot. Em seguida, temos o slideshow oficial feito por Alex Doeppre. Por fim, os dois últimos slideshows mostram a visão pessoal do fanzineiro Anderson "ANDF" Ferreira sobre o evento.

Vídeo VII Mutação, por Law Tissot

Slideshow oficial VII Mutação, por Alex Doeppre

"Um Lanterna Verde no VII Mutação - Parte 1", por ANDF

"Um Lanterna Verde no VII Mutação - Parte 2", por ANDF

Nenhum comentário: