sábado, 19 de janeiro de 2013

VII MUTAÇÃO - DEPOIMENTOS (PARTE DOIS)

A seguir, você confere as opiniões por escrito dos convidados do VII Mutação a respeito de sua participação no evento.


"Sensacional! Concorrido! Qualificadíssimo! Assim adjetivo o 7.º Mutação na 58.ª Feira do Livro de Porto Alegre. A agenda provou que o grupo Quadrante Sul conseguiu fazer uma das melhores edições do Mutação, dando aos presentes um sábado repleto de excelentes atrações, personalidades e debates. Participar numa mesa juntamente com Henry e Maria Jaepelt, Romir Rodrigues e Law Tissot com mediação de Denilson Reis só poderia render debates excelentes e de ótimo nível! Incentivar a leitura, falar sobre Tex Willer e fumetti da Casa Bonelli, destacar fanzines dos anos 80 na base da tesoura e cola, desertos radioativos, ficção científica e apimentar pontos da cena cultural quadrinhística e literária atual não tem preço. Quem compareceu na Casa do Pensamento, ganhou muito e enriqueceu culturalmente sua subjetividade. Quem não foi, lamento, perdeu um grande evento... E só se redimirá se participar da próxima! Sim, que venha o 8.º Mutação!"
Gervásio Santana

Gervásio Santana, criador do Portal TexBR e quadrinhista


"Escrever sobre o Mutação na Feira do Livro de POA é um pouco contar minha trajetória nos quadrinhos, pois participo desde a primeira edição quando, lá em 2006, com a coordenação de André Alves, pensamos uma atividade para debater o mundo da arte sequencial. De lá para cá, muitas e significativas pessoas passaram pelo evento, cartunistas, editores, pesquisadores e, principalmente, fãs de quadrinhos em suas variadas vertentes. Sim, o Mutação é feito por e para os apaixonados pela linguagem dos quadrinhos e, por isso, em sua sétima edição, não poderia estar em melhores mãos. O pessoal da Quadrante Sul carrega em seu olhar um brilho diferente, de quem batalha muito pela valorização dos quadrinhos e, acima de tudo, pela possibilidade de fazê-los. Em minha opinião, a marca da edição deste ano foi a presença da obstinação, do bom combate para garantir a continuidade do Mutação como um espaço e tempo de encontros, de troca de ideias e de valorização do que foi e é produzido a partir de diferentes talentos.
Esta característica marcou minha participação no evento deste ano, uma interessante mesa redonda com pessoas de diversas origens,  que percorreram diferentes caminhos e ali se encontravam para debater sobre outros quadrinhos, mostrando que existe um universo a ser descoberto para além da indústria de comics estadunidense.  Falou-se de quadrinhos franceses, alemães, italianos, brasileiros, mas, especialmente, tratou-se de como as histórias e os quadrinhos moldaram a vida dos que estavam ali.
Acredito que o VII Mutação foi um sucesso exatamente por misturar a competência e a paixão, o coração e a mente, a vida e seus fazeres. Mais uma página desenhada na história deste evento. Que outras mais venham."
Romir Rodrigues

Romir Rodrigues, professor e colecionador de quadrinhos


"O Fã Clube Supernatural Brasil sentiu-se muito honrado por participar do VII Mutação, que foi um evento maravilhoso do início ao fim. O Grupo Quadrante Sul está de parabéns pelo brilhante evento que reuniu apaixonados por HQs, zines e cultura pop em geral e proporcionou que nosso FC encontrasse novos Hunters para conversar sobre Supernatural e fazer contatos. Muito obrigado ao Mutação, ao Quadrante Sul e podem contar conosco para o que precisar (principalmente se for para caçar monstros)."
Fã Clube Supernatural Brasil

Fã Clube Supernatural Brasil


"A Liga Comics sempre tenta estar presente nos mais variados espaços onde se tratam da cultura pop como um todo, sempre tendo um foco nas histórias em quadrinhos. Poder ver esse espaço dentro da Feira do Livro de Porto Alegre, suas atividades e o reconhecimento da nona arte na festa da literatura é gratificante. O espaço Mutação foi uma grande vitória e ainda mais com a presença dos fanzines que aparecem na feira pela primeira vez. Espero que isso se torne atividade fixa dentro da programação e que o público reconheça os quadrinhos como literatura e arte. Acreditamos que um dos caminhos é o espaço Mutação e suas atrações."
Liga Comics

Grupo Liga Comics


"O espaço da Feira do Livro dedicado aos quadrinhos a cada edição vem crescendo significativamente. Tanto o espaço cedido quanto as possibilidades de atividades relacionadas. O evento está ganhando o destaque que merece e ainda precisa crescer mais. Este ano achei bem interessante as atividades planejadas principalmente por envolver os fanzines. Espaço esse que deve crescer mais, ou seja, o espaço para o jovem autor mostrar seu trabalho. As palestras atraíram e mantiveram um ótimo público, mostrando que o assunto é de interesse do grande público que busca pelo mesmo conhecer o meio dos quadrinhos de alguma maneira. Estão de parabéns pela organização e iniciativa. Espero poder ver este espaço ganhar a visibilidade que merece dentro da programação da feira, atraindo editores, desenhistas e possibilidades para todos."
José Roberto Weingartner Jr.

José Roberto Weingartner Jr., professor de História e integrante do grupo Liga Comics

Nenhum comentário: