quarta-feira, 7 de abril de 2010

CONHEÇA O FANZINE DO GRUPO QUADRANTE SUL

Em 1988/89, surgiu o prozine Quadrante Sul, resultado da união de três fanzineiros da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS: Alex Doeppre (zine Antimatéria), Denilson Reis (zine Tchê) e Gervásio Santana (zine Estilo). O projeto contava também com a colaboração direta de Daniel HDR, Jerônimo Souza e Paulo Abade Montenegro. Esse grupo se reunia na casa de Gervásio, em Sapucaia do Sul e, na época, não tinha um nome específico.

Na década seguinte, o grupo dispersou-se. Alguns prosseguiram na edição de fanzines (Denilson com seu Tchê e derivados e Alex com o Micronauta e Mundo Obscuro, em parceria com Gilberto Borba); ou profissionalizaram-se (Daniel HDR); e outros simplesmente afastaram-se das HQs (como Gervásio).

A reunião do trio de editores da Quadrante Sul foi precedida de esporádica troca de correspondência (isso mesmo, cartas escrita à mão, em papel!) ou contatos telefônicos no final da década de 1990 até início dos anos 2000, entre Gervásio e Alex, culminando na ida destes dois, em 2004, à casa de Denilson para uma conversa num sábado à tarde.

Nos anos seguintes, as reuniões prosseguiram em locais variados, com a freqüência de três ou quatro por ano, contando com cada vez mais participantes, alguns velhos amigos, como Marcelo Tomazi (Big Zine, Visuart), Jerônimo Souza (revista Hangar) e Juliano Machado e outros novos, como Anderson Ferreira (zine Visão ANDF), Marcel de Souza, Diego Müller e Fabiano Höltz. Os encontros passaram a ser chamados REUNIÕES QUADRANTE SUL e seus participantes, o GRUPO QUADRANTE SUL.

Em 2006, foi criada a COMUNIDADE QUADRANTE SUL na rede social ORKUT, onde os participantes das reuniões postam seus relatos e impressões dos eventos.

A partir do final de 2007, estes relatos virtuais ganharam um registro impresso com o lançamento do FANZINE DO GRUPO QUADRANTE SUL nº 1. Em dezesseis páginas, os posts do Orkut vieram entremeados por fotos das reuniões e seus participantes e, de quebra, ilustrações feitas pelos mesmos. Em dezembro de 2008, foi lançado o número 02, com oito páginas, mas igualmente recheado de textos e desenhos.

Agora, no início de 2010, chega o número 03, com um leve atraso em sua periodicidade, devido à agitação do ano anterior, marcado pelo lançamento da Revista Quadrante Sul.

3 comentários:

DanielHDR disse...

Essa capa do número 3 ficou muito legal!

Anderson ANDF disse...

Mal posso esperar pra conferir ao vivo. Caras, ficou bem caprichado.

Gervásio Santana de Freitas disse...

Divulgado hoje (12/04) no Portal TexBR chamada para esta matéria.