quinta-feira, 21 de maio de 2009

Caçador & Alfa: Estranhos Invasores

Para um entendimento melhor do processo de produção de uma HQ (para os que não sabem), temos após a sinopse e o argumento o Roteiro propriamente. Logo abaixo publico o roteiro da página 01 de "Caçador & Alfa". Assim vocês poderão acompanhar como Marcel de Souza interpretou o texto para fazer o layout e, depois, como Carlos Martins conduziu o desenho.

Em breve publicaremos mais informações sobre "Caçador & Alfa: Estranhos Invasores", bem como sobre outras HQ's da revista Quadrante Sul!

----------------------------

CAPÍTULO 1: TURBULÊNCIA

PÁGINA 1

Quadro 1: Panorâmico dos céus do Oceano Atlântico. Um avião do tipo “boeing” segue com seu voo do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, até o Rafik Hariri, em Beirute, Líbano. O céu está claro e límpido, com poucas nuvens. É dia, algo como o final da manhã, porém a direção da luz solar não precisa estar tão definida. A partida aconteceu há algumas horas, de maneira que o avião está sobre alto mar. É uma viagem calma, por enquanto. A cena pode ser mostrada de cima para baixo, a câmera ligeiramente afastada, deixando evidente que o avião viaja tranqüilo e solitário em um céu limpo, sobre o oceano vazio. Este Quadro deve ocupar pelo menos um terço da altura da página.

Recordatório 1: “Verão de 1992.”

Recordatório 2: “O vôo 1205 seguia tranquilamente seu curso, desde que partira do Aeroporto de Congonhas.”

Recordatório extra: “Quem dispõe de poucos homens, deve preparar-se contra o inimigo. Quem tem muitos, deve forçar o inimigo a preparar-se.” Sun Tzu, A Arte da Guerra [Esta citação deve ser colocada entre aspas.]

Quadro 2: Mostrar o interior da aeronave. Há poucos lugares vagos, algo como 1/3 da capacidade. A câmera foca, meio do alto, Willian Kadde, o Caçador, sentado confortavelmente em uma das poltronas. Ele veste um blusão de gola média, colado ao corpo, mangas compridas, sobre o qual está uma jaqueta de cor um pouco mais escura
. Não é de couro, é um tecido tipo lona. A calça é um “jeans” surrado. Caso apareçam os sapatos, ele calça um par de mocassins pretos. Ele senta próximo à janela e olha despreocupado para fora, divagando em pensamentos. Carrega apenas uma pequena valise preta, apoiada nas pernas, sobre a qual há um jornal dobrado (não vemos detalhes da capa). Kadde está com a barba comprida e o cabelo meio desgrenhado, como se tivesse saído às pressas. O passageiro ao lado dele não deve ser mostrado ainda, então a câmera deve estar “apontada” para Kadde, em um ângulo de 3/4. Fora da nave, apenas nuvens podem ser vistas.

Recordatório 1: “Willian Kadde, agente da Polícia Federal brasileira, estava acomodado na classe econômica...”
Recordatório 2: “... visto que seus ‘outros’ empregadores, do MI9
inglês, só forneceram a passagem e nenhuma outra instrução sobre o que ele deveria fazer em Beirute.”

Quadro 3: A câmera agora gira em torno de Kadde e o mostra pela frente, em plano médio, mas ainda sem revelar o passageiro da poltrona ao lado, ao menos não totalmente. Ele segura o jornal que estava sobre a valise e está lendo uma das páginas internas. O jornal é libanês
.

Recordatório: “Apesar de estar um pouco inquieto, era o momento adequado para relaxar, ler o jornal libanês comprado no aeroporto e curtir a viagem.”

Quadro 4: Mais uma volta, agora a câmera está perto da janela e mostra, pelo ângulo de visão de Kadde, a passageira que estava sentada na poltrona ao seu lado. O Caçador olha discretamente para ela, ainda mantendo o jornal aberto. A mulher tem por volta de 30 anos, pele muito alva, nenhuma ruga ou linha de expressão e cabelos negros e bem lisos, na altura dos ombros. Olhos pretos e sem brilho. Ela veste roupas leves, próprias para o verão, um look mais esportivo. Usa uma maquiagem carregada em volta dos olhos e os lábios bem vermelhos. Nenhuma bagagem de mão. A moça segura apenas um pequeno PDA
preto com teclado. Ela olha com atenção para a tela, nem percebe Kadde a fitando com certa curiosidade. Expressão neutra, com leve ar de nervosismo. Nós não vemos a tela do PDA.

Recordatório: “Mas nem tudo na vida é tão simples.”

Kadde (pensamento): “Hum... Essa moça não para de trocar de poltrona... O que há de errado com ela?”

Quadro 5: Ângulo inverso, com a mulher em primeiro plano e Kadde ao fundo. A cena é a mesma do Quadro anterior, com ligeiro avanço nas ações de cada um. Ressaltar o nervosismo da moça. Ela deve ter o olhar tenso, os lábios levemente pressionados e algumas gotas de suor na testa. Continua teclando rapidamente em seu PDA, alheia a todo o resto.

Recordatório: “A bela morena ao lado de Kadde parecia nervosa, dedilhando no pequeno teclado de seu PDA.”

Kadde (pensamento 1): “E esse computador de mão? Nunca vi um modelo assim, nem na Polícia Federal.”
Kadde (pensamento 2): “Talvez seja tecnologia da CIA ou mesmo da NASA.”

Quadro 6: Aproximar um pouco mais e girar para a frente, sem perder Kadde do ângulo de visão. Agora a moça olha através da janela, ignorando completamente a presença do Caçador. Ela parece estar aguardando um “sinal” qualquer em meio às nuvens. Kadde disfarça e volta-se para o jornal, mas mantém o olhar de soslaio para ela.

Recordatório 1: “Ela suava mais que o normal e seguidamente olhava para fora, como se esperasse um sinal das nuvens.”

Recordatório 2: “Uma atitude suspeita, sem dúvida, mas aparentemente ela estava sozinha.”

Recordatório 3: “Pelo menos dentro do avião.”

Nenhum comentário: